Isolamento social muda comportamento do consumidor, favorece ações de marketing digital e abre oportunidades para novos negócios
Nos meses de março e abril de 2020, com o planeta encarando a pandemia da COVID-19, a quarentena foi decretada para os brasileiros. Resultado: as pessoas estão mais tempo conectadas à internet. Que o mundo irá mudar ninguém tem dúvidas, mas a transformação digital, agora forçada, à que as pessoas irão passar abre uma janela de oportunidades para quem souber trabalhar no ambiente digital.
Isso porque o crescente uso da internet, o filtro mais criterioso por informação confiável e de qualidade e a busca por produtos e serviços online aumenta a necessidade das empresas investirem mais no marketing digital do seu negócio. Com a quarentena, além da televisão, o único meio das marcas alcançarem os clientes é através do ambiente online.
Nossa agência de marketing digital com sede em Porto Alegre, RS, já sente a mudança no comportamento de empresas e consumidores.
“O aumento da presença digital dos clientes já era uma busca constante da nossa equipe de alguns anos para cá. O que vemos agora é que aquelas empresas que se anteciparam a essa transformação saem na frente e já conseguem lucrar com os investimentos feitos no digital”.
Desde o final de março, empresas de segmentos como tecnologia, educação, serviços médicos e consultorias que fazem parte da nossa carteira de clientes e estão com estratégias renovadas para se comunicar com o público e, consequentemente, aumentar sua fatia no mercado. “Para um dos nossos clientes, por exemplo, criamos um blog específico para oferecer conteúdo gratuito para líderes de empresas aprenderem a gerir suas equipes em home office.
Com isso, as pessoas criam uma relação de confiança e proximidade com a marca, além de deixarem seus dados em uma landing page para que um contato comercial se estabeleça e possa apresentar as soluções da empresa em capacitação online”.
São várias as pesquisas recentes sobre o aumento do consumo de internet (estima-se que já tenha passado de 40%, segundo matéria da Folha de São Paulo), a ampliação da velocidade da banda larga, os novos hábitos das pessoas online, a explosão no número de Lives e nas postagens por parte de pessoas e empresas. Tudo isso mostra que, se toda crise traz uma oportunidade, dessa vez as empresas devem concentrar seus esforços no digital.
Mas como isso deve ser feito? A estratégia depende do perfil e dos objetivos de cada empresa, mas três áreas destacam-se neste momento dentro do marketing digital.
O SEO é uma delas e consiste em otimizar blogs e sites para melhorar o posicionamento nas buscas do Google, gerando tráfego e autoridade na rede. É através dele que as principais páginas são encontradas durante uma pesquisa.
Outro ponto importantíssimo é a interação com o público pelas mídias sociais. De forma inteligente, agradável e estratégica as marcas devem se posicionar mesclando conteúdos que estão em alta e assuntos de interesse do negócio, de preferência fazendo um “casamento” entre eles.
Fica como insight o grande crescimento do Linkedln nos últimos meses, se posicionando como uma ótima opção, principalmente para as empresas que fazem B2B ou têm como público-alvo tomadores de decisão, executivos e profissionais mais especializados.
Já para atrair novos clientes, a dica é apostar no Google ADS e Facebook Ads que vão mostrar ao público de interesse conteúdos que a empresa quer se conectar.
Ou seja, o marketing de conteúdo ganha ainda mais força agora e essa é a hora das empresas mostrarem colaboração e auxiliarem as pessoas com informações relevantes. Até porque o foco do marketing nos próximos anos é a humanização das marcas e o canal é o digital. Então, combinar esses dois parâmetros mostra-se como o melhor caminho nesse momento e as empresas que entenderem isso estarão à frente no mercado.
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